PDF Index Generator: crie índices de PDFs facilmente!

    Gostou? Compartilhe!


PDF Index Generator

PDF Index Generator


Se você deseja fazer um resumo dos seus PDFs, por exemplo para resumir seus livros da escola ou da universidade, ou escreveu uma obra e quer adicionar um índice à sua criação, não deixe de ler a nossa análise!

Estive procurando, por bastante tempo, um jeito de realizar um índice de vários arquivos que tenho em formato PDF, que são cópias digitais de livros que possuo. A minha idéia era poder localizar facilmente em que páginas se encontram os principais termos procurados.

Tive uma grande surpresa ao perceber que, praticamente, não existe nada na internet que permita fazer isso!

Finalmente, achei a página de Hesham Gneady, um desenvolvedor egípcio (!) que pensou e desenhou a solução digital para o meu problema!

Mesmo que tenha o programa tenha uma versão de demonstração, ela não me servia, pois só processa as dez primeiras páginas do arquivo. Por outro lado, achei o custo do software, $69,95, muito elevado. Assim, decidi entrar em contato com ele quem, gentilmente, me ofereceu um desconto muito bom, a câmbio de realizar um post analisando seu excelente produto.

Começarei, então, o prometido review:

Ao abrir o programa, somos recebidos com a seguinte tela:


Nela, tras fazer click em Browse, devemos escolher o arquivo PDF que queremos processar. Depois, apertamos en Next para chegar no próximo passo:


Agora, podemos escolher se queremos fazer o índice de todas as palavras (a primeira opção), somente de algumas escolhidas (segunda opção) ou realizar o índice levando em consideração o tipo de fonte utilizado no arquivo PDF (terceira opção). Escolhi essa última, fazendo click em Font query.


Nesse passo, decidiremos que tipo de fonte vamos querer que seja indexada. Como normalmente acontece, os livros tem um destaque especial para títulos, conceitos, etc., que são escritos enegritados, ou com uma cor diferente. Essas diferenças nos ajudaram a criar um índice bem relevante para nossos propósitos. Para continuar, faremos click no ícone do lápis e na opção Add query.


PDF Index Generator nos permite, agora, definir um nome para o tipo de fonte que processaremos (em Font query name). Fazendo click na lupa, poderemos analisar o PDF, para ver exatamente quais as fontes disponíveis no arquivo em questão, podendo escolher a adequada. A mesma coisa pode ser feita com o tamanho da fonte (Font size ranges) e as cores usadas nas fontes (Font color).


Na imagem acima, vemos como criei uma categoria para a fonte HelveticaNeue, com uma cor rosa, e a chamei de “Subtítulos vermelhos”. Ao acabar, faremos click em Generate Index.


O programa é extremamente rápido e, como pode ser apreciado pela captura de tela, realizou um índice de 120 páginas em menos de dez segundos. Para terem uma noção melhor de como funciona o programa, vou mostrar, abaixo, uma página do PDF que usei de exemplo:


Agora, este é o índice gerado pelo PDF Index Generator:


Neste momento, o programa nos apresenta todas as palavras encontradas e indexadas, podendo, se quisermos, editá-las. Eu marquei em amarelo duas palavras, para facilitar a comparação do índice com o texto do PDF. Como podem perceber, tanto a palabra “AGRAVOS”, em vermelho, como “agravo de instrumento”, em negrito, aparecem no índice gerado, na imagem anterior (destacadas, por mim, em amarelo). As demais palavras, sem grande relevância, não são incorporadas.

Ao apertar em Next, passaremos ao quarto passo do PDF Index Generator:


Aqui decidiremos se queremos incorporar o índice no final do arquivo PDF original (primeira opção), salvá-lo em um arquivo separado (segunda opção) ou em um arquivo de texto (última opção). Antes de proceder, podemos fazer click em Writing settings, para adaptar o índice às nossas necessidades:


Nesta seção, é possível trocar o título do índice, as fontes utilizadas, a numeração, etc. Uma vez que acabemos de deixar tudo como desejado, apertamos em OK e, posteriormente, em Start Writing… e pronto!


Nosso índice foi gerado! Agora podemos modificar nosso projeto, fazendo click em Back, começar a trabalhar em outro, com New, guardar o nosso trabalho, fazendo click em Save, ou sair do programa, com Exit. Aqui está o resultado final do nosso trabalho:


Como conclusão, posso dizer que o programa funciona muito bem. Percebi que, se reindexamos a mesma informação várias vezes, trocando as fontes escolhidas, ocasionalmente a pesquisa deixa de ser exata. Porém, simplesmente reiniciando o PDF Index Generator tudo volta a funcionar certinho.

E aí, você acharia útil ter o PDF Index Generator?

Link: PDF Index Generator.



Gostou? Ajudou? Partilhe com seus conhecidos na barra acima!
Adorou? Receba nossos artigos no e-mail ou assine nosso feed



VEJA OUTROS ARTIGOS NA PÁGINA PRINCIPAL



Deixe um comentário!

  

  

Assine gratis!

Receba todas as nossas novidades no seu e-mail!Receba as novidades no seu e-mail! (ajuda?)


+150 PESSOAS LENDO AGORA!

Entre no Clube!

Siga-nos!


Siga-nos no Facebook! Siga-nos no Google Plus! Siga-nos no Twitter! Receba os nossos feeds RSS!