Nook Simple Touch: review, opinião e impressões (2)

    Gostou? Compartilhe!


- Nook Simple Touch -

- Nook Simple Touch -




LENDO NO NOOK SIMPLE TOUCH


A troca de página e quase instantânea, fazendo um “refresh” da página cada 6 viradas. Nesse momento, a página fica preta por um instante (décimas de segundo) antes de apresentar a seguinte página. Pessoalmente, não me incomoda nada e prefiro que faça uma vez cada 6 páginas do que com cada página virada! Sobre as reminicências (“ghosting”) das páginas anteriores antes de fazer o “refresh”, posso dizer são praticamente imperceptíveis, não afetando no mais mínimo o fluxo normal de leitura do usuário.



Se ao invés de pressionar os botões tocamos na tela para avançar e retroceder no livro, vamos ver que a sensibilidade da tela e excelente. O Nook Simple Touch responderá à mais mínima encostadinha que dermos com o dedo.

O Nook Simple Touch aceita tanto o formato EPUB como PDF para leitura. Em ambos, podemos modificar o tipo de fonte usada e o tamanho dela, assim como configurar as margens do texto e o espaçamento entre linhas.



Não tive problema algum testando diversos arquivos com formato EPUB, que apresenta corretamente (se disponível no arquivo) a capa do livro e o índice dos capítulos.

Agora, ler um arquivo PDF é outra história. O Nook não tem uma tela muito grande para, por exemplo, ler uma revista em PDF, composta principalmente por imagens. Ao tentar abrir uma revista em PDF, o Nook mostrou o seguinte:



Como pode-se se ver, o layout da revista sofre bastante. Se não fosse por experimentar, teria achado que isso é o melhor que o Nook pode mostrar o documento. Mas, ao trocar o tamanho das letras, percebi que se a letra escolhida é suficientemente pequena, o Nook apresenta uma imagem do PDF como originalmente este foi desenhado:



Ao adaptar a página para a tela de 6 polegadas, as letras ficam diminutas. Só é possível ler revistas com pouco conteúdo de texto e letras grandes em cada página, ou quando o PDF for simplesmente texto.


NOOK SIMPLE TOUCH: COMENTÁRIOS VÁRIOS


  • Uma função muito legal do Nook Simple Touch é que permite ao usuário utilizar suas próprias imagens como protetor de tela. É só cópiar as imagens desejadas dentro da pasta “Screensavers” que as mesmas começaram a aparecer quando o Nook “durma”. Também podemos criar uma pasta, por exemplo “Família” dentro desta e colocar no interior dela nossas fotos. É recomendado que as imagens tenham uma dimensão de 600×800 pixels e possuam até 16 tons de cinza.

  • O Nook conta com integração com as redes sociais, permitindo compartilhar fragmentos de textos que gostemos dos livros que estejamos lendo. Infelizmente, esta função só é permitida para livros comprados na Barnes & Noble.

  • O Nook Simple Touch tem dicionário integrado, de fácil acesso. Porém, o mesmo é só no idioma inglês, não contando com versão em português por enquanto. De qualquer jeito, podemos comprar o baixar um dicionário em português em formato EPUB ou PDF, só que não contaremos com a integração do dicionário incorporado, tendo que fechar o livro que estejamos lendo para consultar a palavra procurada no dicionário.


  • Se tiver qualquer dúvida ao respeito do Nook Simple Touch, farei o possível para respondê-la! Espero seus comentários!


    Gostou? Ajudou? Partilhe com seus conhecidos na barra acima!
    Adorou? Receba nossos artigos no e-mail ou assine nosso feed



    VEJA OUTROS ARTIGOS NA PÁGINA PRINCIPAL



    30 comentários em: Nook Simple Touch: review, opinião e impressões (2)

    • antonio junior

      Boa tarde eu gostaria de saber se o nook simple touch navega normalmente na internet como um tablet ou ipad e se navegar como eu faço para conseguir navegar com ele.
      desde ja agradeço a colaboração…

      • O Nook não navega normalmente na internet sem modificar o sistema operativo ou “enganar” o aparelho, navegando via Google. Não recomendo navegar no Nook, é uma experiencia bastante ruim, dado a baixa taxa relativa de atualização de tela!

    • Matias,

      você foi um dos poucos a comentar, aqui no Brasil, sobre o Nook; parabéns pela iniciativa, pois temos muitos reviews lá fora, mas para o consumidor nativo, que tem particularidas já que a Noble não opera por aqui, suas considerações são providenciais.

      Estou interessado em adquirir o Nook Glowlight, e não sei se você pode me dizer alguma coisa sobre ele. Li, nos comentários na página da Noble, que ele apresenta uma “fenda” na tela depois de algum tempo de uso. O meu receio é comprá-lo e se tornar inútil em pouco tempo… Tem algum conselho a me dar?

      O Nook Touch dispõe de um contador de páginas e de estatísticas como o Kogo e o Paperwhite? Que indica a progressão da leitura? Não se é possível comprar dicionários em outras línguas, além do inglês, na Noble, baixá-los e usar o dispositivo de toque na palavra para se ter o seu significado?

      Se puder ajudar-me a decidir se compro ou não o “Glowlight” ficarei grato. Desejaria mesmo o Paperwhite, já que tenho conta na Amazon e disponho de um Kindle Touch, mas como eles somente serão disponibilizados a partir de 21 de Dezembro, não sei se conseguirei aguardar.

      Um abraço!

      • Obrigado pelo comentário Jorge! Olha, eu nunca ouvi nada da fenda na tela no Nook Glowlight. Quando eu comprei o meu, ainda não existia a nova versão do produto com luz. Se fosse eu, não duvidaria e compraria o Glow. O que comentam é que ele tem um pouco menos de contraste que a versão Touch original, mas mesmo assim para mim vale a pena!

        O Nook Touch tem no display o número da página sobre o total, mas não tem funções de estatísticas mais avançadas. Infelizmente, pelo que vi nos fóruns, não da para incorporar outro dicionário que funcione no menu de contexto, como o nativo de inglês. Você pode, obviamente, colocar um dicionário como epub, mas terá que intercalar entre sua leitura e o dicionário para consulta.

        Além disso, gostaria de comentar que fiz o root do meu Nook. Assim, da para acessar uma grande gama de aplicativos Android, incluindo o meu favorito MoonReader. Com ele, você consegue exportar anotações, coisa que o Nook não permite. Também, fica fácil sincronizar e subir livros via wi-fi, conseguindo suprir várias das deficiências do Nook. O único ponto negativo é que a bateria dura bem menos!

        • Bruno

          Como você fez o root do seu nook? Poderia indicar? Tenho o nook touch (sem glowlight) e gostaria de saber se vale a pena fazer e como fazer.

          • Oi Bruno! Eu não fiz tutorial do root porque no meu caso foi bastante complicado, tendo que fazer a operação umas 6 ou 7 vezes até dar certo! Procure no Google por “Turn a $99 Nook into a Fully Fledged Android Tablet in Four Easy Steps” (está em inglês) se quiser arriscar!

    • Olá Matias, parabéns pelo site.
      Acabei de voltar dos EUA com um NOOK, e transferi um arquivo ePub via USB, mas o nook não o abre e indica que o dispositivo não está registrado, apesar de eu já ter feito todos os passos para registrar no meu nome. PDF abriu normalmente. Consegue me ajudar a fazer meu nook abrir epub carregado via USB? obrigado.

    • Danilo

      Amigo, ganhei um nook simple touch e gostaria de saber se consigo carregar arquivos epub ou pdf em português para ele, visto que a loja B&N não oferece ebooks em português. Grato!

    • Brenda

      Ei Matias, comprei um Nook com GlowLight, mas até agora não consegui passar o índice dele para portugês, isso é possível? Pq não acho nenhuma opção. Outra coisa, para colocar arquivos em PDF basta plugar o USB e pronto? Ou seja, não preciso baixar o adobe?

      Obrigada.

    Deixe um comentário!

      

      

    Assine gratis!

    Receba todas as nossas novidades no seu e-mail!Receba as novidades no seu e-mail! (ajuda?)


    +90 PESSOAS LENDO AGORA!

    Entre no Clube!

    Siga-nos!


    Siga-nos no Facebook! Siga-nos no Google Plus! Siga-nos no Twitter! Receba os nossos feeds RSS!